Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56486
Type: | Tese |
Title: | Avaliação educacional na dimensão do SINAES: qualidade do ensino ou requisito legal na Universidade Federal do Ceará? |
Authors: | Souza, Jacqueline Ramos Macedo Antunes de |
Advisor: | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
Co-advisor: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Keywords: | Avaliação educacional;Referencial de qualidade;Ensino superior;SINAES |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SOUZA, Jacqueline Ramos Macedo Antunes de. Avaliação educacional na dimensão do SINAES: qualidade do ensino ou requisito legal na Universidade Federal do Ceará? Orientadora: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. 2020. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nos processos avaliativos na Universidade, faz-se necessário procurar entender como se estruturam, quais papéis assumem os sujeitos envolvidos, que objetivos procuram alcançar e como efetivamente os concretizam. Esta tese buscou avaliar como a Universidade Federal do Ceará – UFC utiliza os resultados dos processos avaliativos do Sistema Nacional da Avaliação do Ensino Superior – SINAES. Este sistema, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Se analisados de forma conjugada, os diferentes processos avaliativos preconizados no sistema têm por objetivo promover a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação. A intenção, de cunho analítico, deste trabalho foi compreender se os resultados obtidos nos processos avaliativos recomendados pelo SINAES têm sido discutidos na comunidade acadêmica, como forma de promover autoconhecimento e retroalimentação das decisões administrativas e acadêmicas na UFC, bem como se havia investimento de tempo e de recursos dos gestores institucionais nas áreas que subsidiam a organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura dos cursos de graduação. Objetivou-se caracterizar e descrever as iniciativas empreendidas pela administração superior da UFC para a reformulação dos planos institucionais que tenham por base o tratamento, discussão e análise dos resultados articulados das avaliações do SINAES, descrever como os resultados das avaliações do SINAES têm sido socializados nas unidades acadêmicas – UA- e a repercussão disso na comunidade acadêmica, analisar as percepções de gestores, professores e estudantes acerca da dinâmica dos processos avaliativos da Lei SINAES e como veem o processo, se como requisito legal ou não e porquê, identificar e analisar quais procedimentos são empreendidos nas UA após a publicação dos relatórios das avaliações SINAES com vistas à melhoria da qualidade de seus cursos e ao final comparar, por meio dos indicadores de qualidade fornecidos pelos relatórios de: visita in loco, dois ciclos do ENADE, e autoavaliação dos cursos pesquisados para elaborar um referencial de qualidade, a fim de, subsidiar a tomada de decisão aos gestores acadêmicos com vistas à melhoria da qualidade dos demais cursos de graduação da UFC. Para isso a amostra da pesquisa se baseou em três cursos que passaram pelos três processos avaliativo do SINAES. As concepções teóricas da Avaliação Educacional estão baseadas, inicialmente, nos escritos de Tyller (1950), Lee Cronbach (1916-2001), Michael Scriven (1928), Daniel Stufflebeam (1936), Robert Stake (1927 -) e Edward Suchman (1915 – 1971), sempre relacionando aos estudos de epistemólogos como Viana (2000), Hadji (1994), Escorsa (2003), Dias Sobrinho (2000, 2002,) e Cipriano Luckesi (2005, 2011, 2012 e 2018) e a periodização realizada por Polidori (2009) e ampliada nesta tese. A metodologia utilizada foi a Análise de conteúdo (BARDIN, 2011) onde a unidade de análise escolhida foi o tema que melhor caracteriza as categorias de análise a partir das informações coletadas por meio dos instrumentos adotados. A pesquisa mostrou que assim como as pessoas, a instituição educativa aprende. Para isso é preciso que as condições propícias ao aprendizado sejam buscadas pelos gestores e participantes do diversificado extrato social que compõe a comunidade universitária. A avaliação educacional é promotora desse aprendizado institucional ao diagnosticar ou qualificar a realidade e necessita que fragilidades e fortalezas sejam evidenciadas pela avaliação e geridas por uma comissão específica para de fato haver melhorias na qualidade da instituição. |
Abstract: | In the University's evaluation processes, it is necessary to understand how they are structured, what roles the subjects involved assume, which objectives they seek to achieve, and how they are achieved in practice. This thesis sought to evaluate how the Federal University of Ceará - UFC - uses the results of the evaluation processes of the National System for the Evaluation of Higher Education - SINAES. This system, created by Law No. 10,861, of April 14, 2004, consists of three main components: assessing institutions, courses, and student performance. If analyzed in a combined way, the different evaluative processes recommended in the system aim to promote the improvement of the quality of teaching in undergraduate courses. The analytical intention of this work was to understand whether the results obtained in the evaluation processes recommended by SINAES have been discussed in the academic community, as a way to promote self-knowledge and feedback from administrative and academic decisions at UFC, as well as to understand if there was an investment of time and resources from institutional managers in the areas that subsidize the didactic-pedagogical organization, faculty, and infrastructure of undergraduate courses. This thesis' objective was to characterize and describe the initiatives based on the treatment, discussion and analysis of the articulated results of the SINAES evaluations that were undertaken by the UFC's top management to reformulate institutional plans, to describe how the results of the SINAES evaluations have been socialized in the academic units - UA- and the repercussion of this in the academic community, to analyze the perceptions of managers, professors and students about the dynamics of the evaluation processes of the SINAES Law and how they see the process as a legal requirement or not and why, to identify and analyze which procedures are undertaken in the AU after the publication of the reports of the SINAES evaluations with an outlook of improving the quality of their courses, and, at the end, to compare, through the quality indicators provided by the reports of: on-site visit, two ENADE cycles, and selfassessment of the examined courses to elaborate a quality reference, in order to subsidize all decision to academic managers with a view to improving the quality of other UFC undergraduate courses. For this, the research sample was based on three programs that passed through the three evaluation processes of SINAES. The theoretical conceptions of Educational Assessment are based, initially, on the writings of Tyller (1950), Lee Cronbach (1916-2001), Michael Scriven (1928), Daniel Stufflebeam (1936), Robert Stake (1927 -), and Edward Suchman (1915 - 1971), always relating them to the studies of epistemologists such as Viana (2000), Hadji (1994), Escorsa (2003), Dias Sobrinho (2000, 2002,) and Cipriano Luckesi (2005, 2011, 2012 and 2018) and the periodization performed by Polidori (2009) and expanded in this thesis. The methodology used was Content Analysis (BARDIN, 2011), where the chosen unit of analysis was the theme that best characterizes the categories of analysis from the information collected through the adopted instruments. Research has shown that just like people, the educational institution learns. To this end, it is necessary that the conditions conducive to learning are sought by managers and participants of the diverse social strata that make up the university community. Educational assessment promotes this institutional learning when it diagnoses or qualifies reality such that weaknesses and strengths become evident through assessment and when it is managed by a special commission to actually make improvements. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56486 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tese_jrmasouza.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.