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Tipo: Artigo de Evento
Título : Diagnóstico das relações causa-efeito na mobilidade por gênero em grandes cidades brasileiras.
Autor : Siqueira, Matheus Fontenelle
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Lopes, André Soares
Palabras clave : Tráfego urbano;Mobilidade urbana;Necessidades específicas do gênero;Iniquidade de gênero;Acessibilidade;Identidade de gênero
Fecha de publicación : 2020
Citación : SIQUEIRA, Matheus Fontenelle ; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; LOPES,André Soares. Diagnóstico das relações causa-efeito na mobilidade por gênero em grandes cidades brasileiras .In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º, 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1859-1871.
Resumen en portugués brasileño: Apesar dos recorrentes esforços de caracterização dos distintos padrões de mobilidade por gênero em metrópoles do Norte e Sul Global, ainda são pouco claras as relações de causalidade que determinam esse fenômeno. Este artigo busca explicar a parcela dessas diferenças que decorre da divisão sexual do trabalho, apoiando-se em análises quantitativas confirmatórias. Partindo de uma representação conceitual da problemática advinda da literatura, construiu-se um diagrama causal que traduz as hipóteses causa-efeito de interesse e controla pelas possíveis fontes de endogeneidade. Dados da pesquisa OD de São Paulo foram utilizados na estimação de modelos de equações estruturais, que confirmaram explicações causais baseadas em três elementos-chave: atribuições do lar, inserção profissional e acessibilidade. Evidenciou-se que as imposições sociais decorrentes da divisão sexual do trabalho repercutem na produção de viagens e nas limitações sobre o orçamento de tempo, sendo observados processos causais heterogêneos não só entre os gêneros, mas entre classes de renda.
Abstract: Despite recurrent efforts to characterize the different patterns of mobility by gender in the North and Global South, the causal relationships that determine this phenomenon are still unclear. This article seeks to explain the part of these differences that stems from the sexual division of labor, through confirmatory quantitative analyses. Based on a conceptual representation of the problems built upon the literature, a causal diagram was constructed which translates the cause-effect hypotheses of interest and controls the possible sources of confounding. Data from the São Paulo OD survey were used in the estimation of structural equation models, which confirmed causal explanations based on three key elements: household assignments, professional insertion and accessibility. Evidences were found that the social impositions arising from the sexual division of labor impact on trip production and on time budget limitations, with heterogeneous causal processes being observed not only between genders, but also between income groups.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56237
ISBN : 978-65-89319-00-9
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