Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiqueira, Matheus Fontenelle-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorLopes, André Soares-
dc.date.accessioned2021-01-28T16:58:07Z-
dc.date.available2021-01-28T16:58:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Matheus Fontenelle ; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; LOPES,André Soares. Diagnóstico das relações causa-efeito na mobilidade por gênero em grandes cidades brasileiras .In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º, 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1859-1871.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56237-
dc.description.abstractDespite recurrent efforts to characterize the different patterns of mobility by gender in the North and Global South, the causal relationships that determine this phenomenon are still unclear. This article seeks to explain the part of these differences that stems from the sexual division of labor, through confirmatory quantitative analyses. Based on a conceptual representation of the problems built upon the literature, a causal diagram was constructed which translates the cause-effect hypotheses of interest and controls the possible sources of confounding. Data from the São Paulo OD survey were used in the estimation of structural equation models, which confirmed causal explanations based on three key elements: household assignments, professional insertion and accessibility. Evidences were found that the social impositions arising from the sexual division of labor impact on trip production and on time budget limitations, with heterogeneous causal processes being observed not only between genders, but also between income groups.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectNecessidades específicas do gêneropt_BR
dc.subjectIniquidade de gêneropt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleDiagnóstico das relações causa-efeito na mobilidade por gênero em grandes cidades brasileiras.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApesar dos recorrentes esforços de caracterização dos distintos padrões de mobilidade por gênero em metrópoles do Norte e Sul Global, ainda são pouco claras as relações de causalidade que determinam esse fenômeno. Este artigo busca explicar a parcela dessas diferenças que decorre da divisão sexual do trabalho, apoiando-se em análises quantitativas confirmatórias. Partindo de uma representação conceitual da problemática advinda da literatura, construiu-se um diagrama causal que traduz as hipóteses causa-efeito de interesse e controla pelas possíveis fontes de endogeneidade. Dados da pesquisa OD de São Paulo foram utilizados na estimação de modelos de equações estruturais, que confirmaram explicações causais baseadas em três elementos-chave: atribuições do lar, inserção profissional e acessibilidade. Evidenciou-se que as imposições sociais decorrentes da divisão sexual do trabalho repercutem na produção de viagens e nas limitações sobre o orçamento de tempo, sendo observados processos causais heterogêneos não só entre os gêneros, mas entre classes de renda.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_mfsiqueira.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.