Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55708
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar
Título em inglês: Unconventional teaching resources and their role in the organization of geography teaching at schools
Autor(es): Alencar, Josivane José de
Silva, Josélia Saraiva e
Palavras-chave: Recursos didáticos não convencionais;Prática docente;Geografia escolar
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: ALENCAR, Josivane José de; SILVA, Josélia Saraiva e. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-14, maio/ago. 2018.
Resumo: O ensino de Geografia escolar, marcado ao longo do tempo pelo predomínio do enciclopedismo, tem passado por uma ressignificação dos conteúdos e temáticas com as quais lida no seu cotidiano. Esta ressignificação envolve tanto o desenvolvimento de diferentes tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais), quanto o emprego de recursos didáticos. O presente artigo apresenta resultados de um levantamento bibliográfico sobre o tema “Recursos Didáticos e Ensino de Geografia Escolar” e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos professores sobre as potencialidades dos recursos didáticos não convencionais. O emprego desses recursos torna a aprendizagem em Geografia mais rica de significados para os alunos da educação básica.
Abstract: The teaching of geography taught at schools over the times with the use of encyclopedism, has had a change of resignification of contents and themes, daily approached. This re-signification involves the development of different types of contents (conceptual, procedural and attitudinal), as well as the use of didactic resources. This article presents results of a bibliographical survey about the theme: "Didactic Resources and Teaching of School Geography" and it aims to broaden the knowledge of teachers about the potential of non - conventional didactic resources which make Geography leaning more meaningful for students of basic education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55708
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_jjdalencar.pdf543,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.