Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55707
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Uso de TIC no ensino superior de geografia a distância
Título en inglés: Use of TIC in higher education of geography at distance
Autor : Losekann, Marilse Beatriz
Palabras clave : Tecnologia de Informação e Comunicação;Geografia;Formação de professores;Educação à distância
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Geosaberes
Citación : LOSEKANN, Marilse Beatriz. Uso de TIC no ensino superior de geografia a distância. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-11, maio/ago. 2018.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho apresenta o estudo acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade à distância. A abordagem qualitativa embasou a pesquisa e os instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e o questionário. Os resultados demonstram que 57,1% dos docentes possui formação específica para o uso de TIC e dentre as ferramentas mais utilizadas estão o editor de texto e o de apresentação de slides, o que evidencia a subutilização das TIC. Em relação às redes sociais, metade dos professores faz uso dessas, sendo o Facebook e o Whatsapp as mais empregadas. As TIC fazem parte do cotidiano pedagógico no curso de Geografia UAB/UFSM, contudo não são exploradas todas as suas potencialidades e nem a diversidade existente de tecnologias educacionais.
Abstract: This work presents the study about the use of Information and Communication Technologies (TIC) by the professors of the Graduate Course in Geography of the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the distance modality. The qualitative approach was based on research and the instruments used were documentary research and the questionnaire. The results show that 57.1% of the teachers have specific training for the use of TIC and among the most used tools are the text editor and the slide show, which shows the underutilization of TIC. In relation to social networks, half of the teachers make use of these, with Facebook and Whatsapp being the most employed. The TIC is part of the pedagogical daily life in the UAB/UFSM Geography course, however, its potential and the existing diversity of educational technologies are not explored.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55707
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_mblosekann.pdf761,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.