Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLosekann, Marilse Beatriz-
dc.date.accessioned2020-12-16T13:37:13Z-
dc.date.available2020-12-16T13:37:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOSEKANN, Marilse Beatriz. Uso de TIC no ensino superior de geografia a distância. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-11, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55707-
dc.description.abstractThis work presents the study about the use of Information and Communication Technologies (TIC) by the professors of the Graduate Course in Geography of the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the distance modality. The qualitative approach was based on research and the instruments used were documentary research and the questionnaire. The results show that 57.1% of the teachers have specific training for the use of TIC and among the most used tools are the text editor and the slide show, which shows the underutilization of TIC. In relation to social networks, half of the teachers make use of these, with Facebook and Whatsapp being the most employed. The TIC is part of the pedagogical daily life in the UAB/UFSM Geography course, however, its potential and the existing diversity of educational technologies are not explored.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.titleUso de TIC no ensino superior de geografia a distânciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho apresenta o estudo acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade à distância. A abordagem qualitativa embasou a pesquisa e os instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e o questionário. Os resultados demonstram que 57,1% dos docentes possui formação específica para o uso de TIC e dentre as ferramentas mais utilizadas estão o editor de texto e o de apresentação de slides, o que evidencia a subutilização das TIC. Em relação às redes sociais, metade dos professores faz uso dessas, sendo o Facebook e o Whatsapp as mais empregadas. As TIC fazem parte do cotidiano pedagógico no curso de Geografia UAB/UFSM, contudo não são exploradas todas as suas potencialidades e nem a diversidade existente de tecnologias educacionais.pt_BR
dc.title.enUse of TIC in higher education of geography at distancept_BR
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mblosekann.pdf761,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.