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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
Autor : | Vasconcelos, Sandra Maia Farias Santos, Paula Perin dos |
Palabras clave : | Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar;Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital;Prática educativa hospitalar;Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
Citación : | VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033 |
ISSN : | 2178-0676 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
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