Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
Type: Artigo de Evento
Title: As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
Authors: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
Keywords: Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar;Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital;Prática educativa hospitalar;Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar
Issue Date: 2018
Publisher: BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
Citation: VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
ISSN: 2178-0676
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_smfvasconcelos.pdf809,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.