Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54945
Tipo: | TCC |
Título : | O conceito de beleza na Física e sua aplicação ao ensino |
Autor : | Nogueira, Higo Barros |
Tutor: | Cavalcante, Roberto Vinhaes Maluf |
Palabras clave : | Ensino de Física;Mecânica clássica;Relatividade;Projeto ROSE |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | NOGUEIRA, H. B. O Conceito de beleza na Física e sua aplicação ao ensino. 2020. 47 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O conceito de Beleza como método de pesquisa científica permeou a construção das teorias que compõem o Modelo Padrão da Física de Partículas, hoje o modelo mais bem sucedido na ciência em termos de comprovação experimental. Nesse texto, o conceito de beleza foi dissecado e apresentado como um método de ensino. O objetivo é que o aluno se torne hábil a reconhecer e utilizar argumentos de simetria em seu processo de aprendizagem. A noção de simetria em física e matemática é um conceito bem definido e é o principal constituinte do que se entende por beleza nessas áreas de estudo. De um modo geral, simetria é definida em termos de transformações: dizemos que uma propriedade é simétrica sob uma dada transformação se ela se mantém invariante. Essa definição, embora abstrata, é responsável pela ordenação interna de conceitos e equações na física. O entendimento eficaz do conceito de simetria é um potencial facilitador na aprendizagem do estudante, uma vez que ele vai compreender as relações de hierarquia entre as várias equações a que é apresentado. Como ferramenta auxiliar, foram utilizados mapas conceituais. Essa ferramenta incorpora a teoria da Aprendizagem Significativa e consiste em uma estrutura ideal para explorar o conceito de simetria. Na parte final do texto há um guia de como fabricar esses mapas com o auxílio do software CmapTools. Como exemplos, apresentou-se mapas conceituais para o ensino de Mecânica nos níveis fundamental/médio e superior. |
Abstract: | The concept of Beauty as a method of scientific research permeated the construction of the theories that make up the Standard Model of Particle Physics, today the most successful model in science in terms of experimental evidence. In this text, the concept of Beauty was dissected and presented as a teaching method. The objective is that the student becomes able to recognize and use arguments of symmetry in his learning process. The notion of symmetry in physics and mathematics is a well-defined concept and is the main constituent of what is meant by beauty in these areas of study. In general, symmetry is defined in terms of transformations: we say that a property is symmetric under a given transformation if it remains invariant. This definition, although abstract, is responsible for the internal ordering of concepts and equations in physics. An effective understanding of the concept of symmetry is a potential facilitator in student learning, since he will understand the hierarchical relationships between the various equations to which he is presented. As an auxiliary tool, concept maps were used. This tool incorporates the theory of Meaningful Learning and consists of an ideal structure to explore the concept of symmetry. At the end of the text there is a guide on how to make these maps with the help of software CmapTools. As examples, conceptual maps for teaching mechanics at high school and university level were presented. |
Descripción : | NOGUEIRA, H. B. O Conceito de beleza na Física e sua aplicação ao ensino. 2020. 47 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54945 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_hbn.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.