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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior
Autor : Ribeiro, Disneylândia Maria
Santos, Silas Nascimento dos
Palabras clave : Educação inclusiva;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Inclusão socioeducacional;Educação especial;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Barreiras atitudinais;Pessoa com deficiência
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Práxis Educacional
Citación : RIBEIRO, Disneylândia Maria; GOMES, Alfredo Macedo. Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 13-31, jan./abr. 2017.
Resumen en portugués brasileño: O texto tem como objetivo analisar as barreiras atitudinais encontradas por estudantes com deficiência nas interações socioeducacionais com docentes e discentes nos cursos de graduação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo a partir da análise do discurso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio dos seguintes procedimentos: visita e levantamento de dados e informações junto à Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN; observações não estruturadas e anotações de campo sobre o cenário e os sujeitos envolvidos na pesquisa; entrevistas semiestruturadas com nove estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação do referido campus. Os resultados evidenciam que as barreiras atitudinais presentes na interação entre discentes com e sem deficiência expressam as percepções sociais em torno da deficiência, a deficiência associada a déficit, diferença, desvio. Na relação pedagógica, referidas barreiras se manifestam por meio do pseudotratamento igualitário em sala de aula, no qual se desconsidera as especificidades educacionais dos discentes com deficiência, negando-lhes a adequação de metodologia e recursos didáticos. À guisa de conclusão, sugere que a inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira da adoção de atitudes positivas e da implementação de práticas antidiscriminatórias, de forma a reduzir barreiras na aprendizagem e combater preconceitos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726
ISSN : 2178-2679
Aparece en las colecciones: PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

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