Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior |
Autor : | Ribeiro, Disneylândia Maria Santos, Silas Nascimento dos |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Inclusão socioeducacional;Educação especial;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Barreiras atitudinais;Pessoa com deficiência |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Práxis Educacional |
Citación : | RIBEIRO, Disneylândia Maria; GOMES, Alfredo Macedo. Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 13-31, jan./abr. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O texto tem como objetivo analisar as barreiras atitudinais encontradas por estudantes com deficiência nas interações socioeducacionais com docentes e discentes nos cursos de graduação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo a partir da análise do discurso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio dos seguintes procedimentos: visita e levantamento de dados e informações junto à Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN; observações não estruturadas e anotações de campo sobre o cenário e os sujeitos envolvidos na pesquisa; entrevistas semiestruturadas com nove estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação do referido campus. Os resultados evidenciam que as barreiras atitudinais presentes na interação entre discentes com e sem deficiência expressam as percepções sociais em torno da deficiência, a deficiência associada a déficit, diferença, desvio. Na relação pedagógica, referidas barreiras se manifestam por meio do pseudotratamento igualitário em sala de aula, no qual se desconsidera as especificidades educacionais dos discentes com deficiência, negando-lhes a adequação de metodologia e recursos didáticos. À guisa de conclusão, sugere que a inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira da adoção de atitudes positivas e da implementação de práticas antidiscriminatórias, de forma a reduzir barreiras na aprendizagem e combater preconceitos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726 |
ISSN : | 2178-2679 |
Aparece en las colecciones: | PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_dmribeiro_amgomes.pdf | 293,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.