Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726
Type: Artigo de Periódico
Title: Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior
Authors: Ribeiro, Disneylândia Maria
Santos, Silas Nascimento dos
Keywords: Educação inclusiva;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Inclusão socioeducacional;Educação especial;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Barreiras atitudinais;Pessoa com deficiência
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Práxis Educacional
Citation: RIBEIRO, Disneylândia Maria; GOMES, Alfredo Macedo. Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 13-31, jan./abr. 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O texto tem como objetivo analisar as barreiras atitudinais encontradas por estudantes com deficiência nas interações socioeducacionais com docentes e discentes nos cursos de graduação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo a partir da análise do discurso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio dos seguintes procedimentos: visita e levantamento de dados e informações junto à Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN; observações não estruturadas e anotações de campo sobre o cenário e os sujeitos envolvidos na pesquisa; entrevistas semiestruturadas com nove estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação do referido campus. Os resultados evidenciam que as barreiras atitudinais presentes na interação entre discentes com e sem deficiência expressam as percepções sociais em torno da deficiência, a deficiência associada a déficit, diferença, desvio. Na relação pedagógica, referidas barreiras se manifestam por meio do pseudotratamento igualitário em sala de aula, no qual se desconsidera as especificidades educacionais dos discentes com deficiência, negando-lhes a adequação de metodologia e recursos didáticos. À guisa de conclusão, sugere que a inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira da adoção de atitudes positivas e da implementação de práticas antidiscriminatórias, de forma a reduzir barreiras na aprendizagem e combater preconceitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726
ISSN: 2178-2679
Appears in Collections:PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_dmribeiro_amgomes.pdf293,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.