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dc.contributor.authorRibeiro, Disneylândia Maria-
dc.contributor.authorSantos, Silas Nascimento dos-
dc.date.accessioned2020-10-17T04:35:03Z-
dc.date.available2020-10-17T04:35:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Disneylândia Maria; GOMES, Alfredo Macedo. Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 13-31, jan./abr. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2178-2679-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Práxis Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectBarreiras atitudinaispt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleBarreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto tem como objetivo analisar as barreiras atitudinais encontradas por estudantes com deficiência nas interações socioeducacionais com docentes e discentes nos cursos de graduação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo a partir da análise do discurso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio dos seguintes procedimentos: visita e levantamento de dados e informações junto à Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN; observações não estruturadas e anotações de campo sobre o cenário e os sujeitos envolvidos na pesquisa; entrevistas semiestruturadas com nove estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação do referido campus. Os resultados evidenciam que as barreiras atitudinais presentes na interação entre discentes com e sem deficiência expressam as percepções sociais em torno da deficiência, a deficiência associada a déficit, diferença, desvio. Na relação pedagógica, referidas barreiras se manifestam por meio do pseudotratamento igualitário em sala de aula, no qual se desconsidera as especificidades educacionais dos discentes com deficiência, negando-lhes a adequação de metodologia e recursos didáticos. À guisa de conclusão, sugere que a inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira da adoção de atitudes positivas e da implementação de práticas antidiscriminatórias, de forma a reduzir barreiras na aprendizagem e combater preconceitos.pt_BR
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

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