Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Disneylândia Maria | - |
dc.contributor.author | Santos, Silas Nascimento dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-17T04:35:03Z | - |
dc.date.available | 2020-10-17T04:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Disneylândia Maria; GOMES, Alfredo Macedo. Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 13-31, jan./abr. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-2679 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54726 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Práxis Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Barreiras atitudinais | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.title | Barreiras atitudinais sob a ótica de estudantes com deficiência no Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto tem como objetivo analisar as barreiras atitudinais encontradas por estudantes com deficiência nas interações socioeducacionais com docentes e discentes nos cursos de graduação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo a partir da análise do discurso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio dos seguintes procedimentos: visita e levantamento de dados e informações junto à Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN; observações não estruturadas e anotações de campo sobre o cenário e os sujeitos envolvidos na pesquisa; entrevistas semiestruturadas com nove estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação do referido campus. Os resultados evidenciam que as barreiras atitudinais presentes na interação entre discentes com e sem deficiência expressam as percepções sociais em torno da deficiência, a deficiência associada a déficit, diferença, desvio. Na relação pedagógica, referidas barreiras se manifestam por meio do pseudotratamento igualitário em sala de aula, no qual se desconsidera as especificidades educacionais dos discentes com deficiência, negando-lhes a adequação de metodologia e recursos didáticos. À guisa de conclusão, sugere que a inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira da adoção de atitudes positivas e da implementação de práticas antidiscriminatórias, de forma a reduzir barreiras na aprendizagem e combater preconceitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_dmribeiro_amgomes.pdf | 293,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.