Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
Título en inglés: | Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation |
Autor : | Fonseca, Ricardo Lopes |
Palabras clave : | Cartografia;Formação de professores;Geografia;Espacialidade;Escala |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Geosaberes |
Citación : | FONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente. |
Abstract: | The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590 |
ISSN : | 2178-0463 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rlfonseca.pdf | 592,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.