Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Ricardo Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T10:30:09Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T10:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-0463 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590 | - |
dc.description.abstract | The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Geosaberes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Espacialidade | pt_BR |
dc.subject | Escala | pt_BR |
dc.title | Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente. | pt_BR |
dc.title.en | Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rlfonseca.pdf | 592,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.