Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54580
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Simulação realística em imunização: satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem
Título em inglês: Realistic simulation in immunization: satisfaction, self-confidence and performance of nursing students
Autor(es): Beserra, Eveline Pinheiro
Camelo, Lana Barroso Melo
Teles, Liana Mara Rocha
Barbosa, Jessyca Elaine Chagas
Cavalcante, Viviane Mamede Vasconcelos
Gubert, Fabiane do Amaral
Martins, Mariana Cavalcante
Palavras-chave: Educação em Enfermagem;Imunização;Tecnologia Educacional;Capacitação Profissional
Data do documento: Set-2020
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: BESERRA, Eveline Pinheiro et al. Simulação realística em imunização: satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem. Rev Rene., Fortaleza, v. 21, e44514, set. 2020.
Resumo: Objetivo:analisar satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem em simulação realística de imunização. Métodos: estudo quase experimental, no qual se utilizaram da Lista de Verificação de Imunização e Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendiza-gem, com 72 alunos, divididos em Grupo 1 (38 alunos do sétimo semestre que ainda não estiveram em campo de prá-tica na disciplina Saúde da criança) e Grupo 2 (34 alunos do nono semestre). Resultados: não houve diferença entre os grupos quanto ao desempenho em imunização (Teste t: 1,701; p=0,096), bem como no tocante ao grau de desem-penho (Razão de Verossimilhança: 1,939; p=0,164). Houve diferença significante ao avaliar a satisfação e autoconfian-ça no aprendizado (Teste t: 2,346; p=0,023).Conclusão: a prática prévia de imunização em campo de prática não in-fluenciou no desempenho de estudantes de enfermagem, durante a simulação realística, mas interferiu na satisfação e autoconfiança na aprendizagem.
Abstract: Objective: to analyze satisfaction, self-confidence and per-formance of nursing students in realistic immunization si-mulation. Methods: quasi-experimental study, using the Immunization Checklist and Student Satisfaction and Self--confidence in Learning Scale, with 72 students, divided into Group 1 (38 seventh semester students who have not yet been in the field of practice in the Child Health discipline) and Group 2 (34 ninth semester students). Results: there was no difference between groups in terms of immuniza-tion performance (t-test: 1.701; p=0.096), as well as in ter-ms of the degree of performance (Likelihood Ratio: 1.939; p=0.164). There was a significant difference when assessing satisfaction and self-confidence in learning (t-test: 2.346; p=0.023). Conclusion: the previous practice of immuni-zation in the field of practice did not influence the perfor-mance of nursing students during the realistic simulation, but it did interfere with satisfaction and self-confidence in learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54580
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_epbeserra.pdf319,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.