Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54580
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Simulação realística em imunização: satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem |
Título en inglés: | Realistic simulation in immunization: satisfaction, self-confidence and performance of nursing students |
Autor : | Beserra, Eveline Pinheiro Camelo, Lana Barroso Melo Teles, Liana Mara Rocha Barbosa, Jessyca Elaine Chagas Cavalcante, Viviane Mamede Vasconcelos Gubert, Fabiane do Amaral Martins, Mariana Cavalcante |
Palabras clave : | Educação em Enfermagem;Imunização;Tecnologia Educacional;Capacitação Profissional |
Fecha de publicación : | sep-2020 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | BESERRA, Eveline Pinheiro et al. Simulação realística em imunização: satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem. Rev Rene., Fortaleza, v. 21, e44514, set. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo:analisar satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem em simulação realística de imunização. Métodos: estudo quase experimental, no qual se utilizaram da Lista de Verificação de Imunização e Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendiza-gem, com 72 alunos, divididos em Grupo 1 (38 alunos do sétimo semestre que ainda não estiveram em campo de prá-tica na disciplina Saúde da criança) e Grupo 2 (34 alunos do nono semestre). Resultados: não houve diferença entre os grupos quanto ao desempenho em imunização (Teste t: 1,701; p=0,096), bem como no tocante ao grau de desem-penho (Razão de Verossimilhança: 1,939; p=0,164). Houve diferença significante ao avaliar a satisfação e autoconfian-ça no aprendizado (Teste t: 2,346; p=0,023).Conclusão: a prática prévia de imunização em campo de prática não in-fluenciou no desempenho de estudantes de enfermagem, durante a simulação realística, mas interferiu na satisfação e autoconfiança na aprendizagem. |
Abstract: | Objective: to analyze satisfaction, self-confidence and per-formance of nursing students in realistic immunization si-mulation. Methods: quasi-experimental study, using the Immunization Checklist and Student Satisfaction and Self--confidence in Learning Scale, with 72 students, divided into Group 1 (38 seventh semester students who have not yet been in the field of practice in the Child Health discipline) and Group 2 (34 ninth semester students). Results: there was no difference between groups in terms of immuniza-tion performance (t-test: 1.701; p=0.096), as well as in ter-ms of the degree of performance (Likelihood Ratio: 1.939; p=0.164). There was a significant difference when assessing satisfaction and self-confidence in learning (t-test: 2.346; p=0.023). Conclusion: the previous practice of immuni-zation in the field of practice did not influence the perfor-mance of nursing students during the realistic simulation, but it did interfere with satisfaction and self-confidence in learning. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54580 |
ISSN : | 2175-6783 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_epbeserra.pdf | 319,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.