Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54331
Type: | Dissertação |
Title: | A sequência injuntiva em texto de propaganda |
Authors: | Santos, Meyssa Maria Bezerra Cavalcante dos |
Advisor: | Soares, Maria Elias |
Keywords: | Anúncios - Redação;Estudantes do ensino fundamental |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SANTOS, Meyssa Maria Bezerra Cavalcante dos. A sequência injuntiva em texto de propaganda. 2020. 161f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação do Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a sequência injuntiva em textos de propaganda na produção de textos de alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, de Fortaleza. Para desenvolver a referida pesquisa, nos embasamos teoricamente na Linguística de Texto, adotando a abordagem de sequência textual injuntiva de Travaglia (1991), Bronckart (2009) e Moreira (2009), que propõe uma estrutura prototípica para a sequência injuntiva, fazendo uma interface com a Linguística Aplicada. Metodologicamente, guiamo-nos pelo modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schenewly (2004), para a análise dos dados, os quais foram coletados nas produções textuais dos alunos, participantes desta pesquisa, considerando as seguintes categorias: a) composição prototípica da sequência injuntiva na produção de texto de propaganda, considerando-se os aspectos pragmáticos, linguísticos e textuais; b) utilização da invocação, característica da sequência injuntiva; c) presença de formas verbais próprias da sequência injuntiva, para o que formulamos a questão norteadora: De que maneira os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública de Fortaleza, apreendem a sequência discursiva injuntiva na produção de texto de propaganda, cuja apreensão favorece a produção de textos estruturados por essa sequência? Sob o prisma da pesquisa qualitativa, realizamos um estudo tendo como corpus quarenta e oito produções textuais, sendo vinte e quatro produções iniciais (PI) e vinte e quatro produções finais (PF), que tinham como produtores textuais discentes de 9º ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da capital cearense. Comparando essas produções, constatamos que à proporção que os sujeitos desta pesquisa se apropriavam das ações de linguagem específicas do gênero e da sequência injuntiva, mais familiarizados com a produção de textos planificados pela referida sequência eles ficavam. Assim, pudemos concluir que quando o docente desenvolve um trabalho, em sala de aula, numa perspectiva do uso efetivo da língua, oportuniza a apreensão da aprendizagem, por parte dos alunos, e desenvolve a criticidade neles, bem como o exercício da cidadania deles. Também concluímos que houve uma evolução na capacidade dos alunos para produzirem textos planificados pela sequência injuntiva. Faz-se, pois, necessário repensar a prática pedagógica, em contexto escolar, no que diz respeito ao trabalho com gêneros planificados por essa sequência textual. |
Abstract: | This research has as general objective to analyze the injunctive sequence in advertising text in text productions by 9th grade students, from an Elementary School of a public school, in Fortaleza. To develop it, we theoretically base ourselves on Text Linguistics, adopting Travaglia's (1991), Bronckart (2009) and Moreira (2009) textual sequence approach that proposes a prototypical structure for the injunctive sequence, making an interface with Applied Linguistics. Methodologically, we were guided by Dolz, Noverraz and Schenewly's (2004) didactic sequence model, for data analysis, which were collected from the textual productions of students participating in this research, considering the following categories: a) prototypical composition of injunctive sequence in the production of advertising text, considering the pragmatic, linguistic and textual aspects; b) use of the invocation, characteristic of the injunctive sequence; c) presence of verbal forms specific to the injunctive sequence, so that we formulate the guiding question: How do 9th grade students of elementary school II, from a public school in Fortaleza, grasp the injunctive discursive sequence in the production of a advertising text, whose apprehension allow the production of texts structured by this sequence? From the perspective of qualitative research, we carried out a study with forty-eight textual productions, of which twenty-four initial productions (IP) and twenty-four final productions (FP), whose writers were students from the 9th grade, from a public school in the capital of Ceara. Thus, we found that while that the subjects of this research learned language actions specific to the genre and the injunctive sequence, more familiar with the production of texts planned by that sequence, they remained. Thus, we were able to conclude that when the teacher develops a plan in the classroom, in a perspective of the effective use of the language, the students are been provided by the apprehension of learning, as well as develop their criticality, as well as the exercise of their citizenship. We also concluded that there was an evolution in the students' ability to produce texts planned by the injunctive sequence. Therefore, it is necessary to rethink the pedagogical practice, in the school context, regarding working with genres planned by this textual sequence. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54331 |
Appears in Collections: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_mmbcsantos.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.