Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54299
Tipo: Dissertação
Título: Amados aqueles que se sentam: imobilidade e hibridismo na trilogia do ser humano, de Roy Andersson
Título em inglês: Beloved are they who sit down: immobility and hybridism in the Trilogy of the Human Being, by Roy Andersson
Autor(es): Lima, Natália Flávia Maia
Orientador: Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra
Palavras-chave: Roy Andersson;Trilogia do Ser Humano;Imobilidade;Hibridismo de linguagens
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, Natália Flávia Maia. Amados aqueles que se sentam: imobilidade e hibridismo na Trilogia do Ser Humano, de Roy Andersson. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho se debruça sobre aspectos formais-discursivos da Trilogia do Ser Humano, do cineasta sueco Roy Andersson, composta de Canções do Segundo Andar (2000), Vocês, Os Vivos (2007) e Um Pombo Pousou Num Galho A Refletir Sobre A Existência (2014). Considerando como enfoque principal o hibridismo entre cinema, pintura e teatro que os três filmes conjugam, elegemos como objeto de análise mais específico a imobilidade (dos corpos e da câmera), considerando-a como a linha que costura as três linguagens: do cinema para a pintura, pela fruição pensativa que a imagem fixa oferece, associada a questões de temporalidade e pregnância; e do cinema para o teatro, através de correlações com o estatismo na dramaturgia de Samuel Beckett. Palavras-chave: Roy Andersson. Trilogia do Ser Humano. Imobilidade. Hibridismo de Linguagens.
Abstract: The present work focuses on formal-discursive aspects of the Trilogy of the Human Being, by Swedish filmmaker Roy Andersson, composed of Songs of the Second Floor (2000), You, The Living (2007) and A Pigeon Sat On A Branch Reflecting On Existence (2014). Considering as the main focus the hybridism between cinema, painting and theater that the three films combine, we chose immobility (of bodies and the camera) as the most specific object of analysis, regarding it as the line that sews the three languages: from cinema to painting, due to the “pensive” engagement that the fixed image offers, associated with issues of temporality and pregnance; and from cinema to theater, through correlations with statism in the dramaturgy of Samuel Beckett. Keywords: Roy Andersson. Trilogy of the Human Being. Immobility. Language Hybridism
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54299
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_nfmlima.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.