Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54299
Type: Dissertação
Title: Amados aqueles que se sentam: imobilidade e hibridismo na trilogia do ser humano, de Roy Andersson
Title in English: Beloved are they who sit down: immobility and hybridism in the Trilogy of the Human Being, by Roy Andersson
Authors: Lima, Natália Flávia Maia
Advisor: Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra
Keywords: Roy Andersson;Trilogia do Ser Humano;Imobilidade;Hibridismo de linguagens
Issue Date: 2020
Citation: LIMA, Natália Flávia Maia. Amados aqueles que se sentam: imobilidade e hibridismo na Trilogia do Ser Humano, de Roy Andersson. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho se debruça sobre aspectos formais-discursivos da Trilogia do Ser Humano, do cineasta sueco Roy Andersson, composta de Canções do Segundo Andar (2000), Vocês, Os Vivos (2007) e Um Pombo Pousou Num Galho A Refletir Sobre A Existência (2014). Considerando como enfoque principal o hibridismo entre cinema, pintura e teatro que os três filmes conjugam, elegemos como objeto de análise mais específico a imobilidade (dos corpos e da câmera), considerando-a como a linha que costura as três linguagens: do cinema para a pintura, pela fruição pensativa que a imagem fixa oferece, associada a questões de temporalidade e pregnância; e do cinema para o teatro, através de correlações com o estatismo na dramaturgia de Samuel Beckett. Palavras-chave: Roy Andersson. Trilogia do Ser Humano. Imobilidade. Hibridismo de Linguagens.
Abstract: The present work focuses on formal-discursive aspects of the Trilogy of the Human Being, by Swedish filmmaker Roy Andersson, composed of Songs of the Second Floor (2000), You, The Living (2007) and A Pigeon Sat On A Branch Reflecting On Existence (2014). Considering as the main focus the hybridism between cinema, painting and theater that the three films combine, we chose immobility (of bodies and the camera) as the most specific object of analysis, regarding it as the line that sews the three languages: from cinema to painting, due to the “pensive” engagement that the fixed image offers, associated with issues of temporality and pregnance; and from cinema to theater, through correlations with statism in the dramaturgy of Samuel Beckett. Keywords: Roy Andersson. Trilogy of the Human Being. Immobility. Language Hybridism
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54299
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_nfmlima.pdf4,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.