Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54151
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Questão agrária e ensino de geografia: representações sobre o agronegócio na chapada do Apodi, Ceará |
Título en inglés: | Agrarian question and education of geography: representations on agribusiness in chapada do Apodi, Ceará |
Autor : | Lima, Maria Tamires Teotônio Cavalcante, Leandro Vieira |
Palabras clave : | Questão agrária;Ensino de geografia;Chapada do Apodi |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Geosaberes |
Citación : | LIMA, Maria Tamires Teotônio; CAVALCANTE, Leandro Vieira. Questão agrária e ensino de geografia: representações sobre o agronegócio na chapada do Apodi, Ceará. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 189 - 208, set. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho busca discutir a relação entre a questão agrária e o ensino de Geografia na Chapada do Apodi - Ceará, analisando as representações sobre a expansão do agronegócio na região. A metodologia estruturou-se em levantamento bibliográfico e na realização de oficina de desenhos voltada para o entendimento da representação da questão agrária pelos estudantes, especificamente o agronegócio. Com a realização do trabalho, constatou-se que é fundamental que a questão agrária seja abordada nas escolas de educação básica, principalmente naquelas que vivenciam direta ou indiretamente os impactos decorrentes do agronegócio, visualizando o ensino de Geografia enquanto um instrumento que proporciona aos estudantes uma tomada de consciência crítica e emancipatória capaz de apreender e questionar sua realidade. |
Abstract: | This paper seeks to discuss the relation between the agrarian question and the teaching of Geography in the Chapada do Apodi - Ceará, analyzing the representations about the expansion of agribusiness in the region. The methodology was structured in the bibliographical survey and in the realization of a drawing workshop focused on the understanding of the representation of the agrarian question by the students, specifically the agribusiness. With the research, it was verified that it is fundamental that the agrarian question is approached in the schools of basic education, mainly those they experience directly or indirectly the impacts arising from the agribusiness, to highlight the teaching of Geography as an instrument that provides students with a critical and emancipatory awareness that can apprehend and to problematize your reality. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54151 |
ISSN : | 2178-0463 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mttlima.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.