Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria Tamires Teotônio-
dc.contributor.authorCavalcante, Leandro Vieira-
dc.date.accessioned2020-09-21T11:04:58Z-
dc.date.available2020-09-21T11:04:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Tamires Teotônio; CAVALCANTE, Leandro Vieira. Questão agrária e ensino de geografia: representações sobre o agronegócio na chapada do Apodi, Ceará. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 189 - 208, set. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54151-
dc.description.abstractThis paper seeks to discuss the relation between the agrarian question and the teaching of Geography in the Chapada do Apodi - Ceará, analyzing the representations about the expansion of agribusiness in the region. The methodology was structured in the bibliographical survey and in the realization of a drawing workshop focused on the understanding of the representation of the agrarian question by the students, specifically the agribusiness. With the research, it was verified that it is fundamental that the agrarian question is approached in the schools of basic education, mainly those they experience directly or indirectly the impacts arising from the agribusiness, to highlight the teaching of Geography as an instrument that provides students with a critical and emancipatory awareness that can apprehend and to problematize your reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuestão agráriapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectChapada do Apodipt_BR
dc.titleQuestão agrária e ensino de geografia: representações sobre o agronegócio na chapada do Apodi, Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca discutir a relação entre a questão agrária e o ensino de Geografia na Chapada do Apodi - Ceará, analisando as representações sobre a expansão do agronegócio na região. A metodologia estruturou-se em levantamento bibliográfico e na realização de oficina de desenhos voltada para o entendimento da representação da questão agrária pelos estudantes, especificamente o agronegócio. Com a realização do trabalho, constatou-se que é fundamental que a questão agrária seja abordada nas escolas de educação básica, principalmente naquelas que vivenciam direta ou indiretamente os impactos decorrentes do agronegócio, visualizando o ensino de Geografia enquanto um instrumento que proporciona aos estudantes uma tomada de consciência crítica e emancipatória capaz de apreender e questionar sua realidade.pt_BR
dc.title.enAgrarian question and education of geography: representations on agribusiness in chapada do Apodi, Cearápt_BR
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mttlima.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.