Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
Type: Artigo de Periódico
Title: Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
Authors: Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
Keywords: Leitura em língua estrangeira;Gêneros discursivos;Tipos de leitura;Compreensão leitora
Issue Date: 2013
Publisher: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citation: COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
ISSN: 2318-0099
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_egmcosta.pdf342,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.