Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53633
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Práticas de treinamento para futuros professores de Geografia: perspectiva ucraniana |
Título en inglés: | Educational trainings for future Geography teachers: ukrainian perspective |
Autor : | Luniachek, Vadym Borysenko, Kateryna Varenko, Tetyana |
Palabras clave : | Treinamento de campo;Professor de geografia;Universidade clássica;Universidade pedagógica;Treinamento educacional |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Geosaberes |
Citación : | LUNIACHEK, Vadym; BORYSENKO, Kateryna; VARENKO, Tetyana. Práticas de treinamento para futuros professores de Geografia: perspectiva ucraniana. Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 406-422, jun. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A característica distintiva do ensino superior em Geografia na Ucrânia é que especialistas em nessa área são treinados em dois tipos de instituições de ensino: universidades clássicas e universidades pedagógicas. As universidades clássicas se concentram mais na formação de competências geográficas durante as práticas de treinamento; as universidades pedagógicas visam garantir o domínio dos métodos de Ensino de Geografia. Uma universidade clássica oferece treinamento prático mais completo devido ao fato de terem suas próprias bases e estações de treinamento. Um dos desafios na formação de competências relacionadas à Geografia durante as práticas de treinamento é a necessidade de atualizar o algoritmo para a realização de tais práticas, aumentar sua frequência e concordar com a componente teórica do treinamento dos alunos. |
Abstract: | The distinctive feature of higher geography education in Ukraine is that specialists in geography are trained at two types of educational institutions: classical and purely pedagogical universities. Classical universities focus more on shaping geography competences during educational trainings while pedagogical ones aim to ensure mastery of the geography teaching methods. A classical university offers more thorough practical training due to the fact that they have their own training bases and stations. One of the challenges in cultivating geography-related competences during educational practical trainings is the need to upgrade the algorithm for conducting such trainings, increase their frequency and agreement with the theoretical component of the students' training. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53633 |
ISSN : | 2178-0463 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_vluniachek.pdf | 460,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.