Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53433
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Um estudo sociológico sobre as práticas de leitura na escola |
Autor : | Sales, Ana Cíntia Moreira Leão, Andréa Borges |
Palabras clave : | Prática de leitura;Problemas de leitura;Sociologia e Educação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Idealogando |
Citación : | SALES, Ana Cíntia Moreira; LEÃO, Andréa Borges Leão. Um estudo sociológico sobre as práticas de leitura na escola. Revista Idealogando, v. 2, n. 2, p. 130-152, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo da investigação é entender as práticas de leitura através das estratégias de inserção da criança na cultura letrada em uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará. A análise envolve a observação do desenvolvimento de atividades literárias dentro e fora da sala de aula propostas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o Programa de Aprendizagem na Idade Certa +5 anos (PAIC +5) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). É relatado neste artigo a definição do objeto, os dados encontrados no campo de pesquisa e os resultados obtidos, os quais, dentre eles, estão os problemas referentes à socialização da criança em um bairro periférico, como seus habitus e dificuldades de aprendizado, analisados por meio do olhar sociológico |
Abstract: | The objective of the research is to understand the reading practices through the strategies of insertion of the child in the literate culture in a public school in the city of Fortaleza, Ceará. The analysis involves observing the development of literacy activities within and outside the classroom proposed by the Literacy Program in the Right Age (PAIC), the Learning Program in the Right Age +5 years (PAIC +5) and the National Library in the School Program (PNBE). It is reported in this article the definition of the object, the data found in the research field and the results obtained, which among them are the problems related to the socialization of the child in a peripheral neighborhood, such as their habitus and learning difficulties, analyzed by the sociological gaze |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53433 |
ISSN : | 2526-3552 |
Aparece en las colecciones: | PPGS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_acmsalesableao.pdf | 486,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.