Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Ana Cíntia Moreira-
dc.contributor.authorLeão, Andréa Borges-
dc.date.accessioned2020-08-12T13:01:31Z-
dc.date.available2020-08-12T13:01:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSALES, Ana Cíntia Moreira; LEÃO, Andréa Borges Leão. Um estudo sociológico sobre as práticas de leitura na escola. Revista Idealogando, v. 2, n. 2, p. 130-152, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3552-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53433-
dc.description.abstractThe objective of the research is to understand the reading practices through the strategies of insertion of the child in the literate culture in a public school in the city of Fortaleza, Ceará. The analysis involves observing the development of literacy activities within and outside the classroom proposed by the Literacy Program in the Right Age (PAIC), the Learning Program in the Right Age +5 years (PAIC +5) and the National Library in the School Program (PNBE). It is reported in this article the definition of the object, the data found in the research field and the results obtained, which among them are the problems related to the socialization of the child in a peripheral neighborhood, such as their habitus and learning difficulties, analyzed by the sociological gazept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Idealogandopt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectProblemas de leiturapt_BR
dc.subjectSociologia e Educaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sociológico sobre as práticas de leitura na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo da investigação é entender as práticas de leitura através das estratégias de inserção da criança na cultura letrada em uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará. A análise envolve a observação do desenvolvimento de atividades literárias dentro e fora da sala de aula propostas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o Programa de Aprendizagem na Idade Certa +5 anos (PAIC +5) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). É relatado neste artigo a definição do objeto, os dados encontrados no campo de pesquisa e os resultados obtidos, os quais, dentre eles, estão os problemas referentes à socialização da criança em um bairro periférico, como seus habitus e dificuldades de aprendizado, analisados por meio do olhar sociológicopt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_acmsalesableao.pdf486,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.