Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
Autor : Silva, Rodrigo Nunes da
Rodrigues, Linduarte Pereira
Palabras clave : Formação docente;Semântica cultural;Ensino de Língua Materna
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Gelne
Citación : SILVA, Rodrigo Nunes da; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 63-77.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho apresenta uma reflexão sobre os estudos culturais nas aulas de Língua Materna tendo como base a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, traz uma proposta de abordagem didático-pedagógica, levando em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino. Uma vez que os fenômenos culturais e a língua são elementos indissociáveis na constituição de sentidos de palavras e expressões de dada comunidade, o estudo objetiva sugerir possibilidades de ensino com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais à contemporaneidade. Para tanto, ancora-se em estudos realizados por Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) e nos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2002; 2013), entre outras bases teóricas. A pesquisa aprofunda e atualiza conceitos semânticos numa abordagem cultural e contemporânea dos estudos linguísticos, valorizando práticas educativas regionais que a educação básica poderá utilizar como forma de letramento escolar.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
ISSN : 2236-0883 ON LINE
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_rnsilva.pdf496,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.