Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente |
Authors: | Silva, Rodrigo Nunes da Rodrigues, Linduarte Pereira |
Keywords: | Formação docente;Semântica cultural;Ensino de Língua Materna |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Gelne |
Citation: | SILVA, Rodrigo Nunes da; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 63-77. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho apresenta uma reflexão sobre os estudos culturais nas aulas de Língua Materna tendo como base a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, traz uma proposta de abordagem didático-pedagógica, levando em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino. Uma vez que os fenômenos culturais e a língua são elementos indissociáveis na constituição de sentidos de palavras e expressões de dada comunidade, o estudo objetiva sugerir possibilidades de ensino com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais à contemporaneidade. Para tanto, ancora-se em estudos realizados por Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) e nos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2002; 2013), entre outras bases teóricas. A pesquisa aprofunda e atualiza conceitos semânticos numa abordagem cultural e contemporânea dos estudos linguísticos, valorizando práticas educativas regionais que a educação básica poderá utilizar como forma de letramento escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431 |
ISSN: | 2236-0883 ON LINE |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_rnsilva.pdf | 496,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.