Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53181
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Teatro de Grupo e Experiências Formativas com jovens da periferia de Fortaleza |
Autor(es): | Silva, Roberta Bernardo da Chagas, Debora Frota |
Palavras-chave: | Teatro de Grupo.;Teatro de Grupo;Ação Cultural |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFFR |
Citação: | SILVA, Roberta Bernardo da Silva. CHAGAS, Debora Frota. Teatro de Grupo e Experiências Formativas com jovens da periferia de Fortaleza. IN: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26. 14-18 nov. 2016, Roraima (RR). Anais... Roraima (RR): UFFR, 2016. p.1175-1190. |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada perpassa por uma prática artística e pedagógica na construção do Teatro de Grupo no CUCA Barra e por uma sistematização dos conhecimentos que me atravessaram no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo desenvolver atores com autonomia e protagonismo a partir de ações em coletividade. Em diálogo com as possibilidades de uma docência onde o estudante e seu contexto é o foco das questões educacionais, que será associado este conceito a prática onde os atores são colaboradores do fazer teatral e, por fim, percorrer por reflexões junto a ação cultural, que está dentro do fazer teatral aliada a percepção de si. Com uma metodologia a partir da cartografia, onde analisarei entrevistas, questionários e memoriais produzidos pelos jovens, como ainda fotos e vídeos sobre os processos práticos. Com isto realizo reflexões críticas sobre as práticas do Teatro de Grupo composto por estudos teóricos, montagens teatrais e apresentações artísticas, assim tendo como resultados diversos jovens que além de perceberem o seu contexto social, político, cultural, são atuantes da sua formação enquanto seres humanos e artistas. |
Abstract: | The research presented here permeates an artistic and pedagogical practice in the construction of the Group Theatre in CUCA bar and a systematization of knowledge who crossed me in the course of Theatre Bachelor of Federal University of Ceará. It aims to develop players with autonomy and leadership from actions collectively. In dialogue with the possibilities of teaching where the student and their context is the focus of educational issues, which will be associated with this concept to practice where the actors are employees doing theater and finally go by reflections from the cultural action that it is inside the theater to ally the perception of self. With a methodology from the mapping, which will analyze interviews, questionnaires and memorials produced by young people, but also photos and videos on the practical processes. With this realize critical reflections on the theater group practice composed of theoretical studies, theater productions and artistic performances, thus having as a result many young people as well as realize their social, political, cultural, are active in their formation as human beings and artists. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53181 |
ISSN: | 2358-7423 (Impresso) 2525-880X (Online) |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rbsilva2.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.