Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53181
Tipo: Artigo de Evento
Título : Teatro de Grupo e Experiências Formativas com jovens da periferia de Fortaleza
Autor : Silva, Roberta Bernardo da
Chagas, Debora Frota
Palabras clave : Teatro de Grupo.;Teatro de Grupo;Ação Cultural
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFFR
Citación : SILVA, Roberta Bernardo da Silva. CHAGAS, Debora Frota. Teatro de Grupo e Experiências Formativas com jovens da periferia de Fortaleza. IN: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26. 14-18 nov. 2016, Roraima (RR). Anais... Roraima (RR): UFFR, 2016. p.1175-1190.
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa aqui apresentada perpassa por uma prática artística e pedagógica na construção do Teatro de Grupo no CUCA Barra e por uma sistematização dos conhecimentos que me atravessaram no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo desenvolver atores com autonomia e protagonismo a partir de ações em coletividade. Em diálogo com as possibilidades de uma docência onde o estudante e seu contexto é o foco das questões educacionais, que será associado este conceito a prática onde os atores são colaboradores do fazer teatral e, por fim, percorrer por reflexões junto a ação cultural, que está dentro do fazer teatral aliada a percepção de si. Com uma metodologia a partir da cartografia, onde analisarei entrevistas, questionários e memoriais produzidos pelos jovens, como ainda fotos e vídeos sobre os processos práticos. Com isto realizo reflexões críticas sobre as práticas do Teatro de Grupo composto por estudos teóricos, montagens teatrais e apresentações artísticas, assim tendo como resultados diversos jovens que além de perceberem o seu contexto social, político, cultural, são atuantes da sua formação enquanto seres humanos e artistas.
Abstract: The research presented here permeates an artistic and pedagogical practice in the construction of the Group Theatre in CUCA bar and a systematization of knowledge who crossed me in the course of Theatre Bachelor of Federal University of Ceará. It aims to develop players with autonomy and leadership from actions collectively. In dialogue with the possibilities of teaching where the student and their context is the focus of educational issues, which will be associated with this concept to practice where the actors are employees doing theater and finally go by reflections from the cultural action that it is inside the theater to ally the perception of self. With a methodology from the mapping, which will analyze interviews, questionnaires and memorials produced by young people, but also photos and videos on the practical processes. With this realize critical reflections on the theater group practice composed of theoretical studies, theater productions and artistic performances, thus having as a result many young people as well as realize their social, political, cultural, are active in their formation as human beings and artists.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53181
ISSN : 2358-7423 (Impresso)
2525-880X (Online)
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_rbsilva2.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.