Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53087
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Magneto” em sala de aula? Reflexões acerca de conceitos físicos, antropológicos e sociais |
Autor(es): | Souza, Douglas Willian Nogueira de Oliveira, Rubens Soares de Oliveira, Augusto Gomes de. |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Eletromagnetismo;Histórias em Quadrinhos |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize Eventos |
Citação: | SOUZA, Douglas Willian Nogueira de; OLIVEIRA, Rubens Soares de; OLIVEIRA, Augusto Gomes de. Magneto” em sala de aula? Reflexões acerca de conceitos físicos, antropológicos e sociais. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | As Histórias em Quadrinhos são narrativas contadas a partir de uma sequência de desenhos. Seu prestígio e valorização a cultura nos remete ao contexto sociopolítico americano da década de trinta, onde na Grande Depressão, com o surgimento do Superman, as HQ’s refletiam o medo e esperança de uma nação. Diante dos aspectos frutíferos e vastos de possibilidades, objetivamos analisar os conceitos físicos, antropológicos e sociais do personagem em quadrinho Magneto, por meio de reflexões acerca das visões deformadas da ciência, com o escopo de contribuir para possibilidades em metodologias no ensino de Física. Para tanto, utilizamos o desenho metodológico sob as concepções de uma pesquisa documental, compilando e sistematizando trabalhos, livros e documentários sob uma linha temporal. Os resultados apontam que o Magneto se caracteriza como uma ferramenta que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem não somente em aulas de Física, haja vista que é possível articular as habilidades do personagem e até mesmo o enredo das HQ’s, sob uma perspectiva integradora, além deste apresentar elementos antropológicos e sociais que servem de insumos para debates e reflexões, a fim de valorizar o respeito. Desse modo, acreditamos que ao contrário do “senso comum” as HQ´s podem ser usadas para ensinar e compreender os modos de fazer ciência, especificamente, uma ciência não neutra, podendo contribuir para aquilo que chamamos de “expansão das HQ’s”. Pois, o compreender dos limites e das possibilidades das habilidades é poder possibilitar o entendimento em como o ser humano observa e reage sobre sua realidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53087 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_dwnsouza.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.