Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Douglas Willian Nogueira de-
dc.contributor.authorOliveira, Rubens Soares de-
dc.contributor.authorOliveira, Augusto Gomes de.-
dc.date.accessioned2020-07-23T12:51:26Z-
dc.date.available2020-07-23T12:51:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Douglas Willian Nogueira de; OLIVEIRA, Rubens Soares de; OLIVEIRA, Augusto Gomes de. Magneto” em sala de aula? Reflexões acerca de conceitos físicos, antropológicos e sociais. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53087-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.titleMagneto” em sala de aula? Reflexões acerca de conceitos físicos, antropológicos e sociaispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Histórias em Quadrinhos são narrativas contadas a partir de uma sequência de desenhos. Seu prestígio e valorização a cultura nos remete ao contexto sociopolítico americano da década de trinta, onde na Grande Depressão, com o surgimento do Superman, as HQ’s refletiam o medo e esperança de uma nação. Diante dos aspectos frutíferos e vastos de possibilidades, objetivamos analisar os conceitos físicos, antropológicos e sociais do personagem em quadrinho Magneto, por meio de reflexões acerca das visões deformadas da ciência, com o escopo de contribuir para possibilidades em metodologias no ensino de Física. Para tanto, utilizamos o desenho metodológico sob as concepções de uma pesquisa documental, compilando e sistematizando trabalhos, livros e documentários sob uma linha temporal. Os resultados apontam que o Magneto se caracteriza como uma ferramenta que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem não somente em aulas de Física, haja vista que é possível articular as habilidades do personagem e até mesmo o enredo das HQ’s, sob uma perspectiva integradora, além deste apresentar elementos antropológicos e sociais que servem de insumos para debates e reflexões, a fim de valorizar o respeito. Desse modo, acreditamos que ao contrário do “senso comum” as HQ´s podem ser usadas para ensinar e compreender os modos de fazer ciência, especificamente, uma ciência não neutra, podendo contribuir para aquilo que chamamos de “expansão das HQ’s”. Pois, o compreender dos limites e das possibilidades das habilidades é poder possibilitar o entendimento em como o ser humano observa e reage sobre sua realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_dwnsouza.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.