Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53059
Type: Capítulo de Livro
Title: Vídeos no ensino de física: um estudo de caso
Authors: Araújo, Francisco Cleuton de
Keywords: Ensino;Física;Vídeo
Issue Date: 2020
Publisher: Realize Eventos
Citation: ARAÚJO, Francisco Cleuton de. Vídeos no ensino de física: um estudo de caso. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo relata uma investigação realizada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos foram: analisar o uso de vídeos no ensino de Física como alternativa para despertar o interesse e para o desenvolvimento de aprendizagens que superem a reprodução mecânica de conhecimentos e; comparar o desempenho de estudantes submetidos ao ensino de Física com uso de vídeos como recurso didático, com o desempenho de estudantes submetidos ao ensino de Física baseado apenas na exposição. Foram utilizadas como fonte de coleta de dados a aplicação de uma prova e a observação participante. Discute a questão da superação da reprodução dos conhecimentos sistematizados através da mediação do professor entre aluno e conhecimento, observando o desenvolvimento de competências do pensar. Os resultados mostraram que o uso do vídeo como recurso didático contribuiu para um melhor desempenho da turma em que foi utilizado. Esse recurso, aliado a uma metodologia comprometida com a superação da reprodução de conhecimentos, proporcionou a turma características relevantes: empenho, curiosidade, motivação e interação. Revelou-se nos alunos dessa turma aspectos que vão ao encontro do desenvolvimento de aprendizagens que superam a simples memorização de conteúdos que não tem significado para o aluno. Palavras-chave:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53059
ISBN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_jcaraujo.pdf79,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.