Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53029
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Estudo de preferências metodológicas, habilidades e competências de alunos da engenharia de alimentos como mecanismo de aperfeiçoamento do plano de ensino
Autor : Eça, Kaliana Sitonio
Bessa, Juliana Maria Rabeilo
Nascimento, Clarissa Pacheco Fernandes
Lopes, Marcos Vinícius Aquino Lopes
Palabras clave : Perfil do aluno;Habilidades;Engenharia
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Realize Eventos
Citación : EÇA, Kaliana Sitonio; BESSA, Juliana Maria Rabeilo; NASCIMENTO, Clarissa Pacheco Fernandes; LOPES, Marcos Vinícius Aquino Lopes. Estudo de preferências metodológicas, habilidades e competências de alunos da engenharia de alimentos como mecanismo de aperfeiçoamento do plano de ensino. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O método de ensino tradicional na engenharia, o professor como sujeito ativo, tem se tornado ineficiente na formação dos profissionais de engenharia requeridos pela indústria moderna 3.0, os quais devem apresentar, além de conhecimentos técnicos, criatividade, pensamento crítico e analítico. Diante disso, novas metodologias de ensino/aprendizagem têm surgido, no entanto, faz-se importante conhecer o perfil do aluno para ser capaz de desenvolver as habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho. Assim, buscou-se identificar o perfil dos alunos das disciplinas de Fenômenos de Transporte na Indústria de Alimentos I e II para que o docente pudesse conduzi-los com o intuito de aperfeiçoar as habilidades e competências dos estudantes. Foi elaborado um formulário online contendo 9 questões baseadas em competências e habilidades esperadas para os egressos, apresentadas nas Diretrizes Nacionais para Ensino em Engenharia, a fim de traçar o perfil dos alunos das disciplinas. Com os dados gerados, foi observado que alguns alunos alegavam já haver desenvolvido a expressão escrita, capacidade argumentativa e boa oratória durante a graduação, fato atrelado, possivelmente, à participação em atividades extracurriculares, como estágios e bolsas. A utilização de aulas práticas se destaca dentre as metodologias de ensino preferidas pelos alunos por possibilitarem ao estudante a observação de um fenômeno teórico. Com o perfil do aluno gerado, o professor responsável pelas disciplinas pôde desenvolver o plano de ensino guiado pelas demandas de aperfeiçoamento das habilidades e competências dos estudantes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53029
ISSN : 978-65-86901-07-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_capliv_kseca.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.