Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEça, Kaliana Sitonio-
dc.contributor.authorBessa, Juliana Maria Rabeilo-
dc.contributor.authorNascimento, Clarissa Pacheco Fernandes-
dc.contributor.authorLopes, Marcos Vinícius Aquino Lopes-
dc.date.accessioned2020-07-21T12:04:59Z-
dc.date.available2020-07-21T12:04:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationEÇA, Kaliana Sitonio; BESSA, Juliana Maria Rabeilo; NASCIMENTO, Clarissa Pacheco Fernandes; LOPES, Marcos Vinícius Aquino Lopes. Estudo de preferências metodológicas, habilidades e competências de alunos da engenharia de alimentos como mecanismo de aperfeiçoamento do plano de ensino. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53029-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectPerfil do alunopt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.titleEstudo de preferências metodológicas, habilidades e competências de alunos da engenharia de alimentos como mecanismo de aperfeiçoamento do plano de ensinopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO método de ensino tradicional na engenharia, o professor como sujeito ativo, tem se tornado ineficiente na formação dos profissionais de engenharia requeridos pela indústria moderna 3.0, os quais devem apresentar, além de conhecimentos técnicos, criatividade, pensamento crítico e analítico. Diante disso, novas metodologias de ensino/aprendizagem têm surgido, no entanto, faz-se importante conhecer o perfil do aluno para ser capaz de desenvolver as habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho. Assim, buscou-se identificar o perfil dos alunos das disciplinas de Fenômenos de Transporte na Indústria de Alimentos I e II para que o docente pudesse conduzi-los com o intuito de aperfeiçoar as habilidades e competências dos estudantes. Foi elaborado um formulário online contendo 9 questões baseadas em competências e habilidades esperadas para os egressos, apresentadas nas Diretrizes Nacionais para Ensino em Engenharia, a fim de traçar o perfil dos alunos das disciplinas. Com os dados gerados, foi observado que alguns alunos alegavam já haver desenvolvido a expressão escrita, capacidade argumentativa e boa oratória durante a graduação, fato atrelado, possivelmente, à participação em atividades extracurriculares, como estágios e bolsas. A utilização de aulas práticas se destaca dentre as metodologias de ensino preferidas pelos alunos por possibilitarem ao estudante a observação de um fenômeno teórico. Com o perfil do aluno gerado, o professor responsável pelas disciplinas pôde desenvolver o plano de ensino guiado pelas demandas de aperfeiçoamento das habilidades e competências dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_kseca.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.