Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53029
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Estudo de preferências metodológicas, habilidades e competências de alunos da engenharia de alimentos como mecanismo de aperfeiçoamento do plano de ensino |
Autor(es): | Eça, Kaliana Sitonio Bessa, Juliana Maria Rabeilo Nascimento, Clarissa Pacheco Fernandes Lopes, Marcos Vinícius Aquino Lopes |
Palavras-chave: | Perfil do aluno;Habilidades;Engenharia |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize Eventos |
Citação: | EÇA, Kaliana Sitonio; BESSA, Juliana Maria Rabeilo; NASCIMENTO, Clarissa Pacheco Fernandes; LOPES, Marcos Vinícius Aquino Lopes. Estudo de preferências metodológicas, habilidades e competências de alunos da engenharia de alimentos como mecanismo de aperfeiçoamento do plano de ensino. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | O método de ensino tradicional na engenharia, o professor como sujeito ativo, tem se tornado ineficiente na formação dos profissionais de engenharia requeridos pela indústria moderna 3.0, os quais devem apresentar, além de conhecimentos técnicos, criatividade, pensamento crítico e analítico. Diante disso, novas metodologias de ensino/aprendizagem têm surgido, no entanto, faz-se importante conhecer o perfil do aluno para ser capaz de desenvolver as habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho. Assim, buscou-se identificar o perfil dos alunos das disciplinas de Fenômenos de Transporte na Indústria de Alimentos I e II para que o docente pudesse conduzi-los com o intuito de aperfeiçoar as habilidades e competências dos estudantes. Foi elaborado um formulário online contendo 9 questões baseadas em competências e habilidades esperadas para os egressos, apresentadas nas Diretrizes Nacionais para Ensino em Engenharia, a fim de traçar o perfil dos alunos das disciplinas. Com os dados gerados, foi observado que alguns alunos alegavam já haver desenvolvido a expressão escrita, capacidade argumentativa e boa oratória durante a graduação, fato atrelado, possivelmente, à participação em atividades extracurriculares, como estágios e bolsas. A utilização de aulas práticas se destaca dentre as metodologias de ensino preferidas pelos alunos por possibilitarem ao estudante a observação de um fenômeno teórico. Com o perfil do aluno gerado, o professor responsável pelas disciplinas pôde desenvolver o plano de ensino guiado pelas demandas de aperfeiçoamento das habilidades e competências dos estudantes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53029 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_kseca.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.