Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52972
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Medindo altura de coqueiros no pátio da escola: uma atividade prática com a Sequência Fedath |
Authors: | Cavalcante, Raimundo Nonato Barbosa Menezes, Daniel Brandão |
Keywords: | Sequência Fedath;Sessão Didática;Semelhança de Triângulos |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Realize Eventos |
Citation: | CAVALCANTE, Raimundo Nonato Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão. Medindo altura de coqueiros no pátio da escola: uma atividade prática com a Sequência Fedathi. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a realização de sessões didáticas com o conteúdo de semelhança de triângulos à luz da metodologia da Sequência Fedathi (SF), uma proposta metodológica focada na atuação do professor que busca fazer do aluno um investigador, fazendo pesquisa e adquirindo o saber em matemática seguindo os passos de um matemático. O trabalho metodologicamente consistiu de uma revisão inicial de literatura seguida de atividade prática do conteúdo com uso de material concreto, em que os alunos foram divididos em equipes para a realização do procedimento de medição da altura de um dos coqueiros do pátio da escola. Seguindo os princípios da SF, primeiramente foi retomada a definição de semelhança de figuras, em particular de semelhança de triângulos, para logo adentrar na primeira etapa da SF: a tomada de posição, em que se apresentou a situação problema a ser resolvida. Na segunda etapa: Maturação, as equipes organizaram-se para discutir possibilidades de resolução do problema e obtenção de dados. Na terceira etapa: Solução, os alunos, de posse dos dados coletados, partiram para a resolução algébrica e obtenção da possível altura do coqueiro e finalmente, de posse dos resultados apresentados, seguiu-se a quarta etapa da SF: a Prova, onde o professor utiliza os resultados obtidos e generaliza a solução para outras situações problema. Concluiu-se que os alunos puderam verificar como utilizar esse conhecimento para solução de uma situação prática e que pode auxiliá-los na resolução de outras situações problema que apresentem contextos similares. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52972 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_ttjoca.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.