Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Raimundo Nonato Barbosa-
dc.contributor.authorMenezes, Daniel Brandão-
dc.date.accessioned2020-07-17T10:52:18Z-
dc.date.available2020-07-17T10:52:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Raimundo Nonato Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão. Medindo altura de coqueiros no pátio da escola: uma atividade prática com a Sequência Fedathi. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52972-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectSequência Fedathpt_BR
dc.subjectSessão Didáticapt_BR
dc.subjectSemelhança de Triângulospt_BR
dc.titleMedindo altura de coqueiros no pátio da escola: uma atividade prática com a Sequência Fedathpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar a realização de sessões didáticas com o conteúdo de semelhança de triângulos à luz da metodologia da Sequência Fedathi (SF), uma proposta metodológica focada na atuação do professor que busca fazer do aluno um investigador, fazendo pesquisa e adquirindo o saber em matemática seguindo os passos de um matemático. O trabalho metodologicamente consistiu de uma revisão inicial de literatura seguida de atividade prática do conteúdo com uso de material concreto, em que os alunos foram divididos em equipes para a realização do procedimento de medição da altura de um dos coqueiros do pátio da escola. Seguindo os princípios da SF, primeiramente foi retomada a definição de semelhança de figuras, em particular de semelhança de triângulos, para logo adentrar na primeira etapa da SF: a tomada de posição, em que se apresentou a situação problema a ser resolvida. Na segunda etapa: Maturação, as equipes organizaram-se para discutir possibilidades de resolução do problema e obtenção de dados. Na terceira etapa: Solução, os alunos, de posse dos dados coletados, partiram para a resolução algébrica e obtenção da possível altura do coqueiro e finalmente, de posse dos resultados apresentados, seguiu-se a quarta etapa da SF: a Prova, onde o professor utiliza os resultados obtidos e generaliza a solução para outras situações problema. Concluiu-se que os alunos puderam verificar como utilizar esse conhecimento para solução de uma situação prática e que pode auxiliá-los na resolução de outras situações problema que apresentem contextos similares.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_ttjoca.pdf83,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.