Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down |
Authors: | Brito, Leonardo Lira de Silva, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira Santos, Jaqueline Lixandrão |
Keywords: | Síndrome de Down;Educação- Matemática;Educação Inclusiva |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Realize eventos |
Citation: | BRITO, Leonardo Lira de; SILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira; SANTOS, Jaqueline Lixandrão. A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que envolvem o uso dos materiais manipuláveis com estudantes com Síndrome de Down. Fundamentamos este estudo em pesquisas de Vale (2011), Lorenzato (2006), o Currículo Nacional do Ensino Básico (BRASIL, 2001) entre outros que abordam a importância dos materiais manipuláveis na matemática e na Educação Inclusiva. O trabalho foi constituído na modalidade de pesquisa qualitativa, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), localizada na Microrregião do Cariri do Estado da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com 2 alunos com Síndrome de Down, todos com comprovação de laudo médico. O nível de escolaridade desses alunos era de 4° ano do ensino fundamental. Escolhemos trabalhar com materiais manipulativos, porque vários autores trazem diferentes concepções sobre a importância de ensinar matemática usando estes materiais. Percebemos que no decorrer da pesquisa foi um excelente recurso didático para se trabalhar com pessoas com deficiência e em especial estudantes com Síndrome de Down. Discutimos ainda neste trabalho, uma nova proposta usando materiais manipulativos no ensino de adição na Educação Matemática Inclusiva para a aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, ou seja, proporcionando atividades matemáticas para que esses estudantes desenvolvam conceitos sobre soma. Palavras-chave: , Educação Matemática Inclusiva, |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_llbrito.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.