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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Leonardo Lira de-
dc.contributor.authorSilva, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Jaqueline Lixandrão-
dc.date.accessioned2020-07-17T10:51:11Z-
dc.date.available2020-07-17T10:51:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBRITO, Leonardo Lira de; SILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira; SANTOS, Jaqueline Lixandrão. A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEducação- Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleA utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Downpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que envolvem o uso dos materiais manipuláveis com estudantes com Síndrome de Down. Fundamentamos este estudo em pesquisas de Vale (2011), Lorenzato (2006), o Currículo Nacional do Ensino Básico (BRASIL, 2001) entre outros que abordam a importância dos materiais manipuláveis na matemática e na Educação Inclusiva. O trabalho foi constituído na modalidade de pesquisa qualitativa, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), localizada na Microrregião do Cariri do Estado da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com 2 alunos com Síndrome de Down, todos com comprovação de laudo médico. O nível de escolaridade desses alunos era de 4° ano do ensino fundamental. Escolhemos trabalhar com materiais manipulativos, porque vários autores trazem diferentes concepções sobre a importância de ensinar matemática usando estes materiais. Percebemos que no decorrer da pesquisa foi um excelente recurso didático para se trabalhar com pessoas com deficiência e em especial estudantes com Síndrome de Down. Discutimos ainda neste trabalho, uma nova proposta usando materiais manipulativos no ensino de adição na Educação Matemática Inclusiva para a aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, ou seja, proporcionando atividades matemáticas para que esses estudantes desenvolvam conceitos sobre soma. Palavras-chave: , Educação Matemática Inclusiva,pt_BR
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