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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brito, Leonardo Lira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Jaqueline Lixandrão | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T10:51:11Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T10:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Leonardo Lira de; SILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira; SANTOS, Jaqueline Lixandrão. A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Educação- Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que envolvem o uso dos materiais manipuláveis com estudantes com Síndrome de Down. Fundamentamos este estudo em pesquisas de Vale (2011), Lorenzato (2006), o Currículo Nacional do Ensino Básico (BRASIL, 2001) entre outros que abordam a importância dos materiais manipuláveis na matemática e na Educação Inclusiva. O trabalho foi constituído na modalidade de pesquisa qualitativa, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), localizada na Microrregião do Cariri do Estado da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com 2 alunos com Síndrome de Down, todos com comprovação de laudo médico. O nível de escolaridade desses alunos era de 4° ano do ensino fundamental. Escolhemos trabalhar com materiais manipulativos, porque vários autores trazem diferentes concepções sobre a importância de ensinar matemática usando estes materiais. Percebemos que no decorrer da pesquisa foi um excelente recurso didático para se trabalhar com pessoas com deficiência e em especial estudantes com Síndrome de Down. Discutimos ainda neste trabalho, uma nova proposta usando materiais manipulativos no ensino de adição na Educação Matemática Inclusiva para a aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, ou seja, proporcionando atividades matemáticas para que esses estudantes desenvolvam conceitos sobre soma. Palavras-chave: , Educação Matemática Inclusiva, | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_capliv_llbrito.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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