Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down |
Autor(es): | Brito, Leonardo Lira de Silva, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira Santos, Jaqueline Lixandrão |
Palavras-chave: | Síndrome de Down;Educação- Matemática;Educação Inclusiva |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize eventos |
Citação: | BRITO, Leonardo Lira de; SILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira; SANTOS, Jaqueline Lixandrão. A utilização de materiais manipuláveis no ensino de adição na aprendizagem de alunos com síndrome de Down. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que envolvem o uso dos materiais manipuláveis com estudantes com Síndrome de Down. Fundamentamos este estudo em pesquisas de Vale (2011), Lorenzato (2006), o Currículo Nacional do Ensino Básico (BRASIL, 2001) entre outros que abordam a importância dos materiais manipuláveis na matemática e na Educação Inclusiva. O trabalho foi constituído na modalidade de pesquisa qualitativa, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), localizada na Microrregião do Cariri do Estado da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com 2 alunos com Síndrome de Down, todos com comprovação de laudo médico. O nível de escolaridade desses alunos era de 4° ano do ensino fundamental. Escolhemos trabalhar com materiais manipulativos, porque vários autores trazem diferentes concepções sobre a importância de ensinar matemática usando estes materiais. Percebemos que no decorrer da pesquisa foi um excelente recurso didático para se trabalhar com pessoas com deficiência e em especial estudantes com Síndrome de Down. Discutimos ainda neste trabalho, uma nova proposta usando materiais manipulativos no ensino de adição na Educação Matemática Inclusiva para a aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, ou seja, proporcionando atividades matemáticas para que esses estudantes desenvolvam conceitos sobre soma. Palavras-chave: , Educação Matemática Inclusiva, |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52971 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_llbrito.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.