Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52970
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Ensino da escrita de sinais na educação de surdos para valorização da Libras como L11
Autor : Pedrosa, Giany Paiva
Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
Palabras clave : Escrita de Sinais;alfabetização em L1;Libras
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Realize Eventos
Citación : PEDROSA, Giany Paiva; AZEVEDO, Maria Márcia Fernandes de. Ensino da escrita de sinais na educação de surdos para valorização da Libras como L11. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Muitos usuários de línguas de sinais utilizam a modalidade escrita da língua oral de sua região, porém no processo de tradução há perda de significado. Para fazer registros da língua de sinais, pode-se recorrer a mídias digitais, no entanto, há outro método pouco difundido, que é a Escrita de Sinais (SignWriting). Pensando em quanto a língua é beneficiada com sua modalidade escrita, e constatando que poucos surdos no RN conhecem a Escrita de Sinais, resolveu-se pesquisar um grupo do CAS – Mossoró / RN com o objetivo de entender sua aceitação, uso, percepção da importância e desejo em estudar. A pesquisa deu-se com alguns estudantes da referida instituição, através de um teste de conhecimentos prévios e outro de percepção posterior, intercalados com duas semanas de aula sobre o tema. Após análises dos questionários e aulas, percebeu-se que todos compreenderam a importância de utilizar a modalidade escrita de sua L1, além de terem relacionado-a a uma melhora de comunicação e aprendizado, e demonstraram interesse em continuar com o estudo. Infelizmente não existe uma ocasião formal em que este conteúdo seja transmitido para a comunidade surda. É necessário produzir material de literatura em Escrita de Sinais para que haja fonte de consulta, pois apenas com o contato constante é possível apropriar-se da modalidade escrita, e apenas com essa apropriação é possível manter registros que independam de mídias tecnológicas. Assim, entende-se que é importante ensinar a Escrita de Sinais desde o princípio da escolarização do sujeito surdo, valorizando sua cultura e, consequentemente, a Libras.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52970
ISBN : 978-65-86901-07-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_capliv_gppedrosa.pdf83,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.