Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedrosa, Giany Paiva-
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Márcia Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-07-17T10:48:25Z-
dc.date.available2020-07-17T10:48:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEDROSA, Giany Paiva; AZEVEDO, Maria Márcia Fernandes de. Ensino da escrita de sinais na educação de surdos para valorização da Libras como L11. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52970-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectEscrita de Sinaispt_BR
dc.subjectalfabetização em L1pt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleEnsino da escrita de sinais na educação de surdos para valorização da Libras como L11pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitos usuários de línguas de sinais utilizam a modalidade escrita da língua oral de sua região, porém no processo de tradução há perda de significado. Para fazer registros da língua de sinais, pode-se recorrer a mídias digitais, no entanto, há outro método pouco difundido, que é a Escrita de Sinais (SignWriting). Pensando em quanto a língua é beneficiada com sua modalidade escrita, e constatando que poucos surdos no RN conhecem a Escrita de Sinais, resolveu-se pesquisar um grupo do CAS – Mossoró / RN com o objetivo de entender sua aceitação, uso, percepção da importância e desejo em estudar. A pesquisa deu-se com alguns estudantes da referida instituição, através de um teste de conhecimentos prévios e outro de percepção posterior, intercalados com duas semanas de aula sobre o tema. Após análises dos questionários e aulas, percebeu-se que todos compreenderam a importância de utilizar a modalidade escrita de sua L1, além de terem relacionado-a a uma melhora de comunicação e aprendizado, e demonstraram interesse em continuar com o estudo. Infelizmente não existe uma ocasião formal em que este conteúdo seja transmitido para a comunidade surda. É necessário produzir material de literatura em Escrita de Sinais para que haja fonte de consulta, pois apenas com o contato constante é possível apropriar-se da modalidade escrita, e apenas com essa apropriação é possível manter registros que independam de mídias tecnológicas. Assim, entende-se que é importante ensinar a Escrita de Sinais desde o princípio da escolarização do sujeito surdo, valorizando sua cultura e, consequentemente, a Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_gppedrosa.pdf83,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.