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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pedrosa, Giany Paiva | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Maria Márcia Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T10:48:25Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T10:48:25Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Giany Paiva; AZEVEDO, Maria Márcia Fernandes de. Ensino da escrita de sinais na educação de surdos para valorização da Libras como L11. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52970 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Escrita de Sinais | pt_BR |
dc.subject | alfabetização em L1 | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Ensino da escrita de sinais na educação de surdos para valorização da Libras como L11 | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Muitos usuários de línguas de sinais utilizam a modalidade escrita da língua oral de sua região, porém no processo de tradução há perda de significado. Para fazer registros da língua de sinais, pode-se recorrer a mídias digitais, no entanto, há outro método pouco difundido, que é a Escrita de Sinais (SignWriting). Pensando em quanto a língua é beneficiada com sua modalidade escrita, e constatando que poucos surdos no RN conhecem a Escrita de Sinais, resolveu-se pesquisar um grupo do CAS – Mossoró / RN com o objetivo de entender sua aceitação, uso, percepção da importância e desejo em estudar. A pesquisa deu-se com alguns estudantes da referida instituição, através de um teste de conhecimentos prévios e outro de percepção posterior, intercalados com duas semanas de aula sobre o tema. Após análises dos questionários e aulas, percebeu-se que todos compreenderam a importância de utilizar a modalidade escrita de sua L1, além de terem relacionado-a a uma melhora de comunicação e aprendizado, e demonstraram interesse em continuar com o estudo. Infelizmente não existe uma ocasião formal em que este conteúdo seja transmitido para a comunidade surda. É necessário produzir material de literatura em Escrita de Sinais para que haja fonte de consulta, pois apenas com o contato constante é possível apropriar-se da modalidade escrita, e apenas com essa apropriação é possível manter registros que independam de mídias tecnológicas. Assim, entende-se que é importante ensinar a Escrita de Sinais desde o princípio da escolarização do sujeito surdo, valorizando sua cultura e, consequentemente, a Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_capliv_gppedrosa.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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