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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar |
Autor(es): | Fernandes, Hercília Maria |
Palavras-chave: | Infância;Pedagogia;Modo de socialização |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize eventos |
Citação: | FERNANDES, Hercília Maria. Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | A predominância de um modo escolar de socialização, sistemática e metodologicamente orientado de ensinar e educar as crianças, é uma construção sócio-histórica recente se se considerar os trajetos da existência infantil associados à institucionalização da infância em formações escolares específicas. Em relação à história e à educação no e do Ocidente, articula-se a diversas transformações ocorridas na modernidade, que contribuíram para delimitar novas maneiras de se conceber e de se relacionar com a infância, ocasionando a pedagogização das relações sociais entre adultos e crianças. Com base nesse entendimento, o artigo objetiva refletir a evolução do sentimento de infância em observância à constituição histórica da categoria “aluno”. O texto apoia-se no entendimento teórico-metodológico da forma escolar e na história social da infância, que, articulados à filosofia da educação e ao pensamento pedagógico, permitem pensar os modos de educar e ensinar as crianças nas instituições educativas contemporâneas como apropriações de práticas escriturais-escolares da pedagogia pautadas em uma idealização da natureza infantil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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