Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar |
Authors: | Fernandes, Hercília Maria |
Keywords: | Infância;Pedagogia;Modo de socialização |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Realize eventos |
Citation: | FERNANDES, Hercília Maria. Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A predominância de um modo escolar de socialização, sistemática e metodologicamente orientado de ensinar e educar as crianças, é uma construção sócio-histórica recente se se considerar os trajetos da existência infantil associados à institucionalização da infância em formações escolares específicas. Em relação à história e à educação no e do Ocidente, articula-se a diversas transformações ocorridas na modernidade, que contribuíram para delimitar novas maneiras de se conceber e de se relacionar com a infância, ocasionando a pedagogização das relações sociais entre adultos e crianças. Com base nesse entendimento, o artigo objetiva refletir a evolução do sentimento de infância em observância à constituição histórica da categoria “aluno”. O texto apoia-se no entendimento teórico-metodológico da forma escolar e na história social da infância, que, articulados à filosofia da educação e ao pensamento pedagógico, permitem pensar os modos de educar e ensinar as crianças nas instituições educativas contemporâneas como apropriações de práticas escriturais-escolares da pedagogia pautadas em uma idealização da natureza infantil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_hmfernandes.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.