Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar
Autor(es): Fernandes, Hercília Maria
Palavras-chave: Infância;Pedagogia;Modo de socialização
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: FERNANDES, Hercília Maria. Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: A predominância de um modo escolar de socialização, sistemática e metodologicamente orientado de ensinar e educar as crianças, é uma construção sócio-histórica recente se se considerar os trajetos da existência infantil associados à institucionalização da infância em formações escolares específicas. Em relação à história e à educação no e do Ocidente, articula-se a diversas transformações ocorridas na modernidade, que contribuíram para delimitar novas maneiras de se conceber e de se relacionar com a infância, ocasionando a pedagogização das relações sociais entre adultos e crianças. Com base nesse entendimento, o artigo objetiva refletir a evolução do sentimento de infância em observância à constituição histórica da categoria “aluno”. O texto apoia-se no entendimento teórico-metodológico da forma escolar e na história social da infância, que, articulados à filosofia da educação e ao pensamento pedagógico, permitem pensar os modos de educar e ensinar as crianças nas instituições educativas contemporâneas como apropriações de práticas escriturais-escolares da pedagogia pautadas em uma idealização da natureza infantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_hmfernandes.pdf83,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.