Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
Título en inglés: Discourses and gender identities in adult literacy and in special schools
Autor : Magalhães, Maria Izabel Santos
Palabras clave : Identidade de gênero;Discurso;Letramento;Ensino Especial;Alfabetização
Fecha de publicación : 2008
Editorial : Revista Calidoscópio
Citación : MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.
Resumen en portugués brasileño: O propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográficodiscursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais.
Abstract: The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
ISSN : 2177-6202
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_art_mismagalhaes.pdf515,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.