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dc.contributor.authorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.date.accessioned2020-07-15T09:34:50Z-
dc.date.available2020-07-15T09:34:50Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6202-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Calidoscópiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino Especialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDiscursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográficodiscursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais.pt_BR
dc.title.enDiscourses and gender identities in adult literacy and in special schoolspt_BR
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