Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
Type: Artigo de Periódico
Title: Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial
Title in English: Discourses and gender identities in adult literacy and in special schools
Authors: Magalhães, Maria Izabel Santos
Keywords: Identidade de gênero;Discurso;Letramento;Ensino Especial;Alfabetização
Issue Date: 2008
Publisher: Revista Calidoscópio
Citation: MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: O propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográficodiscursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais.
Abstract: The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
ISSN: 2177-6202
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_art_mismagalhaes.pdf515,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.