Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial |
Título em inglês: | Discourses and gender identities in adult literacy and in special schools |
Autor(es): | Magalhães, Maria Izabel Santos |
Palavras-chave: | Identidade de gênero;Discurso;Letramento;Ensino Especial;Alfabetização |
Data do documento: | 2008 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Calidoscópio |
Citação: | MAGALHÃES, Maria Izabel Santos. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 6, n. 2, p. 61-68, maio/ago. 2008. |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar resultados de minha pesquisa sobre identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. A discussão que faço aqui está situada no campo dos estudos de gênero e linguagem, focalizando discursos e letramentos. A metodologia adotada é etnográficodiscursiva, com análise de dados coletados em um curso de formação de professores, em que participantes realizaram pesquisa em sala de aula, e dados gerados em entrevistas com professores e professoras (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). O principal resultado do estudo aponta identidades múltiplas, heterogêneas, em discursos de gênero que se opõem, mas também podem mesclar-se em formas de co-existência. É preciso destacar, porém, que as identidades de gênero são construídas em relações desiguais de poder nas práticas sociais. |
Abstract: | The purpose of this paper is to present results from my research on gender identities in adult literacy and in special schools. My discussion is situated in the tradition of studies in gender and language, focusing on discourses and literacies. The methodology is ethnographic-discursive, with an analysis of data that was collected in a teacher education course, in which participants carried out classroom research, and data generated in interviews with teachers (Magalhães, 2000a, 2006a, 2006b; Resende, 2008). The main result of this study indicates multiple, heterogeneous identities in gender discourses that are opposite, but which can mix in forms of co-existence. However, it is necessary to point out that gender identities are constructed in unequal relations of power in social practices. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52919 |
ISSN: | 2177-6202 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_art_mismagalhaes.pdf | 515,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.