Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888
Type: Capítulo de Livro
Title: Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
Authors: Chaves, Pedro Jonatas da Silva
Albuquerque, Luiz Botelho
Keywords: Didática;Ensino;Epistemologia
Issue Date: 2020
Publisher: Realize eventos
Citation: CHAVES, Pedro Jonatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente texto tem como objetivo compreender as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da Didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia de pesquisa foi fundamentada no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa de natureza teórica e procedimento bibliográfico. Os resultados apontam que nessa busca pelo estatuto científico da Didática ocorrem dois erros: O primeiro consiste na identificação que os critérios epistemológicos que se propõem a julgar as ciências humanas são os mesmos que regem as ciências da natureza, fato motivado principalmente por uma atração pela objetividade científica. O segundo erro consiste em insistir na interdisciplinaridade como uma forma de superar a insegurança epistemológica. Conclui-se que a justificação da Didática, através de critérios epistemológicos cientificistas ou fundamentado em ciências duras, sempre será uma busca desnecessária e sem fim.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888
ISBN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_pjschaves.pdf138,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.